quinta-feira, 29 de março de 2012

Tico Santa Cruz


Luis Guilherme Brunetta Fontenelle de Araújo mais conhecido como Tico Santa Cruz (30 de setembro de 1977, Rio de Janeiro.
Cursou Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Educação Física e Comunicação, mas não chegou a concluir nenhum deles por não conseguir conciliar com os shows do Detonautas.
Compositor, escritor e poeta criou o grupo de performance social chamado "Voluntários da pátria" que leva música, debates e cultura para escolas e penitenciárias de todo o Brasil.
 
*Você já sabe disso, mas não custa nada lembrar.

Um dia você vai aprender que nem todo mundo que te elogia quer teu bem e que nem todo aquele que te critica quer teu mal.
Vai entender que aqueles que te odeiam muitas vezes o fazem por desejarem estar no seu lugar. Vai perceber que a bondade não está apenas nas palavras, mas principalmente nos atos.
Que solidariedade é diferente de caridade que é diferente de exibicionismo.
Que espiritualidade não precisa de religião.
Vai aprender que um amor não se molda, se vive.
Que só fazem conosco o que permitimos.
Que perdoar não é esquecer e sim aceitar as desculpas e deixar que a ferida cicatrize sem precisar mostrá-la.
Contudo aprenderá que insistir no erro é escolha.
Que ser determinado é diferente de ser inconveniente.
Que ter disciplina é fundamental para desfrutar da liberdade.
Que ninguém é totalmente bom e nem totalmente mau.
Vai perceber que todo mundo tem um preço, mas que nem todos estão à venda.
Vai notar que aquele que muito se faz de humilde não sabe o que de fato seja humildade.
Que quem muito ostenta é porque pouco tem para mostrar.
Que maturidade é olhar para si sem ignorar o outro.
É aceitar também que os estejam próximos tenham diversos defeitos assim como nós e que a amizade está em conviver com isso sem deixar de celebrar as qualidades.
Um dia você aprenderá que os jornais mentem.
Que a televisão está a serviço apenas dos comerciais, que a vida das celebridades não é realmente como na revista e que todo mundo solta pum.
Que ler ajuda a escrever, que o mundo não começou no dia que você nasceu, que existem pessoas com conhecimento e outras apenas com informação.
Vai notar que sabedoria é mais do que ter cultura e que tem mais gente culta do que Sábia.
Que ser inteligente é diferente de ser esperto, e que para ser esperto não é preciso enganar os outros.
Vai notar que há quem fale bonito e não tenha nada a dizer e há quem não saiba conjugar um verbo corretamente, mas consiga expressar o que é preciso, na hora em que é preciso.
Vai perceber que é preciso ouvir, mas que ficar sempre calado é omissão.
Poder ser que entenda que liberdade de expressão não significa agredir sem consequências, que democracia só existe onde todos que façam parte dela tenham consciência do que seja uma democracia e que o Estado não está nos fazendo favor.
Nós pagamos impostos.
Vai notar que numa sociedade somos sócios e que existem problemas que são comuns a todos nós e que se não nos unirmos para resolvê-los mais cedo ou mais tarde eles nos atingirão.
Vai descobrir que o atraso na educação facilita a manipulação das massas.
Que autoridades não gostam de ser questionadas. Que tem muita gente que trabalha para manter a calamidade sem saber e ainda acha graça e faz piada disso.
Vai entender que existe limite para tudo e que para saber qual será o seu limite terá que ultrapassá-lo, contudo tendo consciência de que existem consequências e algumas sem volta.
Que é no equilíbrio que se encontra a harmonia e que para chegar a este estágio será preciso bem mais do que apenas citá-lo.
Entenderá que é mais interessante nos ver brigando uns com os outros do que unidos em prol do crescimento coletivo.
Que nos dividiram por classes, cor, credo e raças porque fica mais simples de controlar.
Um dia você vai aprender que tem tanta coisa para aprender por aqui e que essa é nossa função nessa existência que então perceberá o quão pequeno é perto do universo que existe ao redor.
E quando tiveres a consciência de que tudo que acontece na sua vida seja fruto apenas de suas escolhas, então não apontarás mais o dedo para culpar ninguém pelo que não conquistou.
E muito menos colocará a responsabilidade da sua felicidade em outro que não em ti mesmo.
Que cada um usa as armas que tem, mas que é preciso responsabilidade e respeito aos que estão próximo para que estas armas não sejam usadas para prejudicar os outros e consequentemente a você.
Que todos temos um dom, uma capacidade e o direito de optar por ser apenas mais um ou deixar sua própria história marcada.
Nesse dia você aprenderá que ainda não sabe de nada.
Então começará uma nova busca...

* Tico Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário